Sessões de capacitação e direitos cívicos
Capacitar para agir
Sessões de capacitação e literacia de direitos cívicos sobre diversos temas com informações práticas e legislativas atualizadas.
- Legalização;
- Emprego;
- Igualdade de Género;
- Proteção Social;
- Educação;
- Saúde;
- Habitação;
- Justiça;
- Participação cívica e políticas públicas;
- Estratégias alternativas de boa governança;
- Liderança Comunitária;
- Entre outros.
Por meio dessa iniciativa, pretende-se que os/as imigrantes adquiram uma compreensão mais profunda dos seus direitos e o poder de defendê-los.


Aproximação, partilha e conhecimento


Conhecer e falar diretamente com as instituições e formuladores de políticas públicas, é a melhor maneira de fazer a mudança acontecer.
O Conselho Local de Imigrantes, vai promover um conjunto de visitas a organizações relevantes do sector público, de modo a estabelecer uma maior proximidade entre estas instituições e as pessoas imigrantes. Perceber como funcionam os organismos do país em que vivemos, pode ser o primeiro passo para uma verdadeira e melhor integração.
Envolvimento e estratégias de cidadania
Criação de dois grupos de investigação. Um grupo misto (homens e mulheres) e um grupo composto apenas por mulheres, com o objetivo de incentivar a participação cívica das mulheres imigrantes.
Os grupos focais serão um espaço seguro para os/as participantes falarem sobre os problemas que afetam as suas vidas, para desenvolverem ideias, habilidades técnicas, estratégias comuns e se manifestarem, alguns, pela primeira vez. Os resultados destes grupos focais farão parte do manual de recomendações, a apresentar publicamente.


Participação ativa local


As assembleias participativas servirão como um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, assente na consulta direta aos/às cidadãos/ãs imigrantes, dando-lhes oportunidade de propor medidas e recomendações para a sua melhor integração social, a organizações da sociedade civil, especialistas e entidades públicas.
As recomendações resultantes das assembleias participativas irão constar numa publicação digital a ser disponibilizada no final do projeto. Serão igualmente realizadas sessões públicas de apresentação a toda a sociedade civil.
Contacte-nos para mais informações
Participe no nosso projeto e ajude-nos a construir iniciativas participativas que culminem na apresentação pública de recomendações e no reforço da coesão social no território centro histórico ocidental da cidade de Lisboa.