Conheça a nossa missão
Missão
O Conselho Local de Imigrantes é um projeto de investigação/ação participativa, promovido pela EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza Portugal, cofinanciado pelo POR Lisboa 2020, através do Fundo Social Europeu e gerido pela Rede DLBC Lisboa – Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária em Lisboa.
Propõe uma intervenção inovadora na promoção de iniciativas de inclusão social de pessoas imigrantes, residentes em bairros de intervenção prioritária, no centro histórico ocidental de Lisboa.


Bairros de intervenção
- Graça
- Sapadores
- Alto da Eira
- Alfama
- Mouraria
- Quinta do Lavrado
- Horizonte
- S. Paulo
- R. Possidónio da Silva
- Pampulha
- Castelo
- Quinta do Ferro
- Casalinho da Ajuda
- 2 de Maio
- Cascalheira
- Alvito Velho
- Rio Seco
- Quinta do Cabrinha
- Loureiro
- Av. Ceuta
Reforçar a coesão social e partilhar boas práticas


Apostando nos/nas participantes como peritos/as de experiência, o Conselho Local de Imigrantes pretende ser um espaço de confiança para examinar, interpretar e refletir, desenvolvendo simultaneamente novas metodologias participativas, habilidades e confiança dos membros das comunidades imigrantes, que culminem na apresentação pública de recomendações e no reforço da coesão social no território da cidade de Lisboa.
Esta abordagem tem por objetivo fortalecer os destinatários diretos, as organizações da sociedade civil e os agentes locais, através da partilha de boas práticas e da construção de recomendações em matérias de políticas públicas que favoreçam uma melhor integração da população imigrante na sociedade portuguesa.
O projeto resulta ainda da experiência da EAPN Portugal com a promoção dos Conselhos Locais de Cidadãos e na participação em dois projetos particulares. O projeto RE-InVEST implementado entre 2015 e 2019 e o Projeto REGAL, implementado no Município da Amadora, em 2019 e 2020.
Contribua para o desenvolvimento local do seu bairro e da sua cidade.
Parceiros:




















Valorizamos a sua participação
Para participar enquanto conselheiro local, deverá assinar um contrato de voluntariado connosco.
Receberá uma bolsa mensal no valor de 25€, para cobrir eventuais despesas e valorizar a sua participação.
Integração e inclusão social
Promover práticas de cidadania e participação cívica e estimular a consciência crítica para a proposta de soluções/respostas sociais que permitam enfrentar dificuldades identificadas por imigrantes.
Confiança, participação, reflexão e análise
Intervenção inovadora na promoção de iniciativas de inclusão social que procura promover uma verdadeira mudança social quer, com o seu conteúdo, quer através da metodologia escolhida.